Buscapé

8 de maio de 2013

Tipos de Lixo

O lixo é um dos problemas ambientais que colocam em risco a vida do planeta. É uma grande preocupação no mundo todo.
Faltam locais adequados para colocarmos a grande quantidade de lixo que geramos todos os dias. Só no Brasil, são produzidos diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo. Deste total, a maior parte vai parar nos lixões a céu aberto. Apenas uma pequena parte é levada para os locais mais indicados (dados do site www.reciclagemlixo.com)
Lixo doméstico - é o lixo que as pessoas produzem em casa e também em bares, restaurantes, supermercados e lojas. Também é chamado domiciliar ou urbano. É composto por restos de comida, papéis, vidros e plásticos. Normalmente esse material é encaminhando para aterros sanitários, locais próprios para o depósito de lixo. 

Lixo hospitalar - é o lixo de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias. São seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, restos de órgãos humanos que são jogados fora. Este tipo de lixo é muito perigoso, pois pode transmitir doenças. Por isso, deve ter um tratamento diferenciado, desde a hora em que é coletado até a sua deposição final. Precisa ser transportado em veículos especiais e encaminhado para o incinerador, local onde o lixo é queimado. 

Lixo industrial - vem das indústrias e pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais e produtos químicos. Pode ser perigoso, até mesmo tóxico, por isso não pode ir para os mesmos aterros sanitários que o lixo doméstico. A não ser que passe por processos de tratamento específicos. 

Lixo nuclear - esse lixo vem das atividades que envolvem produtos radioativos. É o lixo produzido principalmente pelas usinas nucleares e laboratórios de exames clínicos, onde são feitos os exames de sangue e urina, por exemplo. Deve ser transportado, tratado e isolado com o máximo de cuidado, seguindo normas de segurança internacionais, para evitar qualquer tipo de acidente ou contaminação. 

Lixo agrícola - é o lixo que vem das áreas rurais. É o resto de colheitas, as sobras de fertilizantes, agrotóxicos, esterco, rações e produtos veterinários. 

Lixo tecnológico - são os restos de aparelhos eletroeletrônicos e seus componentes,sucatas de informática, pilhas, baterias e produtos magnetizados.